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Os 7 Selos




Deus nos revelou por antecipação as características básicas de cada período ou épocapelos quais a
igreja passaria. Cada selo seria equivalente a um volume. Ao abrir cada umj dos selos, São João viu como que um impressionante audiovisual profético através do qual Deus lhe indicara o que haveria de suceder desde seus dias até o fim.


Cada abertura de um dos selos é seguida por um evento ou uma série de eventos. Apocalipse 6:1: "E, havendo o Cordeiro aberto um dos selos, olhei, e ouvi um dos quatro animais, que dizia como em voz de trovão: Vem, e vê". A visão do Livro dos Sete Selos foi referida por João, em Apocalipse. Quando cada um dos quatro primeiros selos é aberto, um cavalo e seu cavaleiro aparecem. Estes são geralmente referidos como Cavaleiros do Apocalipse.

Na abertura do primeiro selo surge um cavalo branco, que representa o Anticristo, com sua falsa inocência e paz, que governa o mundo (Apocalipse 6:2).

Na segunda abertura do livro, surge outro cavalo, desta vez vermelho, ao qual foi dada a ordem de que tirasse a paz da terra, e que se matassem uns aos outros (Apocalipse 6:4).

Ao abrir do terceiro selo, João vê um cavalo preto, que segurando uma balança faz ofertas exorbitantes; o que significaria a escassez dos produtos e seus preços exorbitantes. Este cavalo representa a fome, a penúria, as trocas injustas (Apocalipse 6:4).

Na abertura do quarto selo surge o último dos quatro cavaleiros, que é a representação da fome, da peste e da destruição, do qual o que estava assentado sobre ele havia a palavra Morte, e o Inferno o seguia (Apocalipse 6:7-8).

A abertura do quinto selo é seguida por uma visão daqueles que foram "mortos por causa da palavra de Deus" (Apocalipse 6:9).

Quando o sexto selo é aberto, há um grande terremoto, e os sinais aparecem no céu. (Apocalipse 6:12,14) Além disso, 144.000 servos de Deus são "selados” nas suas testas, em Apocalipse 7:.

Quando o sétimo e último selo é aberto, sete anjos com suas trombetas começam a soar, um por um. Os acontecimentos do Sétimo Selo são subdivididos pelos eventos seguintes, ao soar de cada trombeta. Este selo é aberto em Apocalipse 7:, e a sétimo trombeta não soa até Apocalipse 11:.




APOCALIPSE  6                    APOCALIPSE  7                 APOCALIPSE 11



1º Selo: A Doutrina Pura.


Características básicas do primeiro selo
“…um cavalo branco(pureza) e o seu cavaleiro com um arco e foi-lhe dada uma coroa (luta e vitória); e ele saiu vencendo e para vencer” Apoc 6:1-2
A época dos santos apóstolos (seculo I) coincide com a igreja de Éfeso.Eles receberam a doutrina pura da bíblia para pregá-la (São Marcos 16:10-16). Enfrentaram muitas lutas (Atos 4:1-3, 18-20, 24-30, 5:17-20, 26-29, 6:8, 7:60) mas não permitiram que a doutrina fosse maculada.Houve também grandes vitórias para Cristo: 3000 conversos no Pentecostes, poucos dias depois já havia 5000, a conversão de Saulo e o evangelho a todo o mundo conhecido (Colossenses 1:6,23). Se queremos conhecer a doutrina pura de Cristo devemos estudar a Santa Bíblia, pois nela está escrita pelos apóstolos a época do cavalo branco.



2º Selo…

“…cavalo vermelho; e ao seu cavaleiro,foi-lhe dado tirar a paz da terra para que os homens se matassem uns aos outros, também lhe foi dada uma grande espada” Apoc 6:3-4
A cor vermelha e os símbolos deste selo falam indiscutivelmente de derramamento de sangue. É o período das dez perseguições gerais desatadas pelo império romano contra os cristãos que preferiam morrer a renunciar à fiel obediência aos princípios bíblicos. Este selo começa com a morte do último apóstolo ( São João, fim do século I) e chega até o ano 313, quando Constantino assina em Milão o Edito de Tolerância. Coincide com o período da igreja de Esmirna.



3º Selo: A verdade cai por Terra.

“Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro ser vivente dizendo: Vem ! Então vi, e eis um cavalo preto e o seu cavaleiro com uma balança na mão.E ouvi como que que voz no meio dos quatro seres viventes dizendo: Uma medida de trigo por um denário; três medidas de cevada por um denário; e não danifiques o azeite e o vinho” Apoc 6:5-6

A igreja que enfrentou lutas para manter a pureza de suas doutrinas e que viu ser derramado o sangue de seus membros por não renunciar a fidelidade, agora é representada pelo preto, antítese do branco. A negrura muitas vezes representa na Santa Bíblia as trevas morais, o pecado, a apostasia, ou o erro. Corresponde ao período que vai desde 313 a 538. São Paulo profetizou acerca do tempo em que se mudariam as doutrinas por um processo de paganização ( Atos 20:27-31; II Tessalonicenses 2:3-6; II Timóteo 4:1-4 ). São Pedro também profetizou como um dia a igreja haveria de se corromper ( II São Pedro 2:1-3 ). A balança, o espírito de comercialização e materialismo que penetraria na igreja. Um dinheiro era o salário de um dia de trabalho, com o qual comprariam apenas 654 g de trigo ou menos de 2 quilos (1.962 g) de cevada.

Isto é o símbolo da tremenda escassez da Palavra de Deus, proibida nesse tempo ( Amós 8:11, 12 ), que produziu fome de ouvir a Palavra. Muitas doutrinas começam a morrer e entram crenças pagãs (Ex.: Em 7 de março de 321, Constantino emite a lei dominical mais antiga que se conhece). A maioria acompanha o processo de deterioração doutrinal. Uns poucos fiéis (remanescentes) seguem respeitando a verdade bíblica. O azeite representa o Espírito Santo ( Zacarias 4:2-6 ). O vinho representa o sangue de Cristo derramado pelos pecadores ( São Mateus 26:27-29 ).



4º Selo…

“Quando abriu o quarto selo, ouvi a voz do quarto ser vivente dizer: Vem!E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava montado nele chamava-se Morte; e o hades seguia com ele; e foi-lhe dada autoridade sobre a quarta parte da terra, para matar com a espada, e com a fome, e com a peste, e com as feras da terra.”
Apoc 6:7-8

A simbologia expressa a aflição espantosa da época da inquisição predita por Jesus ( São Mateus 24:21 ), também profetizada por Daniel ( Daniel 7:21, 25; 12:7 ) e que será estudada em Apocalipse 13:5 . Corresponde ao período que vai de 538, quando entra em vigência o decreto de Justiniano, até 1517, o começo da Reforma. As doutrinas puras são pisoteadas cada vez mais e os cristãos paganizados perseguem implacavelmente o pequeno remanescente fiel à doutrina bíblica.



 5º Selo…

Quando se abriu o quinto selo, que viu São João debaixo do altar? Que lhes foi dado?

“Quando abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que deram.
E clamaram com grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano, santo e verdadeiro, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?.
E foram dadas a cada um deles compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda por um pouco de tempo, até que se completasse o número de seus conservos, que haviam de ser mortos, como também eles o foram.” Apoc 6:9-11

No altar de bronze do santuário do Antigo Testamento se ofereceriam os sacrifícios de animais. O sacrifício era queimado e o sangue era derramado na base do altar ( Levítico 4:7 ). A vida ou a alma está no sangue ( Levítico 17:11; Deuteronômio 12:23 ). O símbolo é claro: O sangue dos mártires do pequeno remanescente fiel que não aceitou a paganização doutrinal é derramado como um sacrifício ao pé do altar. Esse sangue simbolicamente clama a Deus, como o fez o sangue de Abel que foi morto por seu irmão ( Gênesis 4:10 ). As vestiduras brancas simbolizam a dignidade que lhes confere a justiça de Cristo ( Apocalipse 19:8; 3:5; 7:14 ). Mas, embora tivessem ganho a vitória em Cristo, deviam descansar na tumba um pouco de tempo até que Jesus venha e lhes dê a recompensa ( Heb. 11:39, 40 ).

O quinto selo cobre o período que vai de 1517 a 1755.

6º Selo: O Fim se Aproxima

O sexto selo culmina com a segunda vinda de Cristo. Por isso podemos adequadamente chamá-lo o tempo do fim.

7º Selo: o silêncio no céu e o incenso
O silêncio no céu tem sido interpretado de várias maneiras: simbolizando o juízo dilatado, ou delongado e dramático. Simbolizando também um período de suspense, de expectativa, pelas coisas que ainda iriam acontecer. Simbolizando também o momento em que os salvos, quando chegarem ao céu, ficarão perplexos, vislumbrando, atônitos as belezas daquilo que os olhos jamais viram, 1Co 2: 9. O incenso da vitória, 8:3-5, refere-se às orações de todos os santos.


Em resumo:
Primeiro Selo - Conquista mundial, Cavalo branco;
Segundo Selo – Conflito e guerra, Cavalo vermelho;
Terceiro Selo – Fome e escassez, Cavalo preto;
Quarto Selo – Morte, Cavalo Amarelo;
Quinto Selo – Visão do martírio, ou mártires;
Sexto Selo – Perturbações “cósmicas” ou sinais do céu, e a marcação dos 144 mil;
Sétimo Selo – Soar das sete trombetas dos sete anjos e o Juízo Final.

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