Africa Urgente

Os 10 Mandamentos


Êxodo 20

1 ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo:
2 Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
3 Não terás outros deuses diante de mim. 


4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
6 E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
7 Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. 


8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
9 Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
10 Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. 



11 Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.
13 Não matarás.
14 Não adulterarás.
15 Não furtarás.
16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

 Jesus aboliu a lei?


Jesus disse:

Mat 5:18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido.
Mat 5:19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
Mat 5:20 Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.


Veio cumpri-la para que nós a cumpramos. Veio dar o exemplo de como deve ser cumprida. No espírito, pela graça.Paulo disse que a lei é boa, santa e justa. Quem cumpre a lei (pela graça) não está sob o seu jugo.
Não estamos debaixo da lei se a cumprimos pela graça.
O decálogo (dez mandamentos) dados por Deus no monte Sinai não são como o restante das leis cerimoniais mosaicas.
O Sábado do Decálogo não se pode confundir com as festas tradicionais judaicas "os sábados" do Senhor;
A Lei Mosaica e o Decálogo são coisas distintíssimas. A lei mosaica foi inspirada por Deus e escrita por moisés (estatuto transitório).
A Lei Decálogo entregue à Moisés no Monte Sinai
foi escrito pelo dedo de Deus num momento apoteótico da história do povo de Israel. O Monte fumegava com a glória de Deus em meio a relâmpagos e trovões. Quem ultrapassasse a cerca divisória do monte seria instantaneamente fulminado. Tais leis foram dadas por Deus como estatuto perpétuo às nossas gerações.
A palavra diz que aqueles que tem os mandamentos de Deus e os guardam, estes são os que o amam. Religiosidade e cumprimento compulsório não significam obediência. Somente a obediência natural, por amor, produto um coração transformado pela relação de envolvimento com Deus é que conduz à salvação. Não pelo empenho humano da obediência compulsória. Pela graça!
Graça é isso! Graça é derramamento de poder para obedecer. Obedecer a que?! Às leis divinas.
O fim da Lei é o da dispensação em que todos os ritos cerimoniais que apontavam para o Messias tais como holocaustos de animais, festas judaicas, práticas de expiação pelo pecado deixam de existir pois Cristo foi imolado pelos pecados de toda humanidade.
Esta era é passada. A dos simbolismos. Podemos pecar livremente? Estamos pelo sacrifício de Cristo isentos de pecado sem arrependimento e sem perdão?! De modo nenhum! A Graça, muitas vezes, revela-se mais exigente que a Lei, pois agora, mais que um ritual exterior para o perdão, é preciso alcançar o perdão no espírito.
A graça é o cumprimento da Lei no Espírito.
Pode o homem arrogar-se no direito de abolir mesmo que uma sequer das Leis que o próprio Deus instituiu em Êxodo capítulo 20 por estatuto perpétuo às gerações?

( Edward K)




0 comentários: