Ansiedade, ânsia ou nervosismo é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso, aperto no tórax, transpiração etc.
Causas
Esses dois aspectos, tanto a ansiedade quanto o medo, não surgem na vida da pessoa por uma escolha. Acredita-se que vivências interpessoais e problemas na primeira infância possam ser importantes causas desses sintomas. Além disso, existem causas biológicas como anormalidades químicas no cérebro ou distúrbios hormonais. Ansiedade é um estado emocional que se adquire como consequência de algum ato.
Consequências
Dependendo do grau ou da frequência, pode se tornar patológica e acarretar muitos problemas posteriores, como o transtorno da ansiedade. Portanto, nem sempre é patológica.
Ter ansiedade ou sofrer desse mal faz com que a pessoa perca uma boa parte da sua auto-estima, ou seja, ela deixa de fazer certas coisas porque se julga ser incapaz de realizá-las. Dessa forma, o termo ansiedade está de certa forma ligado à palavra medo, sendo assim a pessoa passa a ter medo de errar quando da realização de diferentes tarefas, sem mesmo chegar a tentar.
A sensação de ansiedade pode ser tão desconfortável que, para evitá-la, as pessoas deixam de fazer coisas simples (como usar o elevador) por causa do desconforto que sentem.
A Ansiedade em níveis muito altos, ou quando apresentada com a timidez ou depressão, impede que a pessoa desenvolva seu potencial intelectual. O aprendizado é bloqueado e isso interfere não só no aprendizado da educação tradicional, mas na inteligência social. O indivíduo fica sem saber como se portar em ocasiões sociais ou no trabalho, o que pode levar a estagnação na carreira.
Como controlar a ansiedade
ouvindo música
A música é a maneira ideal para relaxar e descansar um pouco o seu cérebro. Não existe nada melhor do que ouvir as suas músicas favoritas sejam elas jazz, rock ou clássica. Enquanto ouve música sentir-se-á noutro mundo diferente e os seus pensamentos irão transferi-lo para outro lugar e diminuirá o seu nível de ansiedade para um patamar inferior.
Outro conselho é que tente ouvir música que contenham mensagens positivas e alegres, que o divirtam ao mesmo tempo.
Apenas aproveite para ouvir música durante um tempo.
Oferecendo um banho aos seus pés
Pode parecer bizarro mas os pés são a parte do nosso corpo que mais massacrada é durante o dia. Nunca conseguem descansar, pois estão sempre em movimento.
Deste modo, não existe mais nada ideal do que oferecer um banho aos seus pés para diminuir a ansiedade. Pode não ter um recipiente próprio, mas apenas encha uma tigela com água morna e coloque alguns sais de banho, para oferecer aos seus pés uma sensação inesquecível de suavidade e macio.
Para combater a ansiedade e descansar um pouco pode ainda proporcional aos seus pés alguns mimos como colocar flores a boiarem na água e uma música relaxante, enquanto está sentado numa cadeira aconchegada longe das preocupações.
fazendo exercício físico
Para combater a ansiedade ou momentos de tensão, algumas pessoas recorrem a exercícios cardiofitness como andar de bicicleta ou simplesmente dar uma corridinha. Levantamento de peso também é eficaz para aliviar a ansiedade, ajudando ao mesmo tempo a queimar calorias e a fazer-nos sentir bem com nós próprios.
Qualquer exercício físico não nos liberta física, mas também mentalmente auxiliando a estimular o nosso bem-estar.
Uma caminhada perto da sua casa também pode ser uma alternativa mais cômoda e promove também melhorar a sua saúde e afastar a sua mente de coisas negativas. Sem excessos,tome cuidado com a sua saúde.
lendo um livro ou uma revista
Para deixar os seus problemas noutro lugar e para trás, a leitura de um livro pode revelar-se interessante e ajudá-lo a escapar de pensamentos menos desejados.
Na realidade, a leitura também é uma forma de meditação que nos deixar flutuar por uma história e esquecer o mundo em nosso redor. Não importa que livro está a ler, pois o nosso cérebro irá ser levado para pensamentos que estão noutro lugar.
A leitura é uma pausa saudável e ajuda a combater a ansiedade durante alguns minutos.
comendo chocolate
Tal como sabe, o chocolate liberta para o nosso cérebro uma substância chamada feniletilamina. Esta substância tem a capacidade de provocar alterações na pressão arterial e também de adicionar açúcar no sangue originado sentimentos de excitação e concentração.
Resumidamente, o chocolate também funciona para melhorar o seu humor e diminuir a depressão, sendo associado muitas vezes a uma sensação de “estar apaixonado”.
Para combater a ansiedade, o chocolate pode ser algo que lhe tenha escapado até agora, mas também não abuse.
Tratamento
Medicamentos (sempre com acompanhamento e receita médica)
Psicoterapia com psicólogo ou médico psiquiatra
Combinação dos dois tratamentos (medicamentos e psicoterapia).
A maior parte das pessoas com ansiedade começa a se sentir melhor e retoma as suas atividades depois de algumas semanas de tratamento. Por isso, é importante procurar ajuda especializada na unidade de saúde mais próxima. O diagnóstico precoce e preciso da ansiedade, o tratamento eficaz e o acompanhamento por um prazo longo são imprescindíveis para obter melhores resultados e menores prejuízos.
Alimentos que combatem a ansiedade
Banana
O Instituto de Pesquisas de Alimentos e Nutrição das Filipinas realizou uma pesquisa a qual afirma que a fruta auxilia no combate da depressão e alivia os sintomas da ansiedade, devido ao alto teor de triptofano, que colabora com a produção de serotonina.
Frutas Cítricas
A vitamina C, presente nas frutas cítricas, reduz a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e a ansiedade. Elas promovem o bom funcionamento
do sistema nervoso e aumentam a sensação de bem-estar.
Ovos, leite e derivados magros
Eles são excelentes fontes de triptofano, um tipo de aminoácido que alivia os sintomas de ansiedade. De acordo com a nutricionista Rosana Farah, membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade. Uma vez no cérebro, o triptofano aumenta a produção de serotonina, o hormônio da felicidade. Rosana indica o consumo diário de duas a três porções deste tipo de alimento.
Carboidratos
Proveniente dos cereais e integrais, os carboidratos elevam o nível de açúcar no sangue, ao fornecerem energia, disposição e bem-estar. Pães, arroz, aveia, feijão, massas, batata e uvas fazem parte deste grupo alimentar.
Carnes e Peixes
Segundo a nutricionista, eles são as melhores fontes naturais de triptofano, aminoácido que em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina, importante também no processo do sono.
Além disso, as carnes e peixes contêm outro aminoácido chamado taurina, substância que aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado Gaba, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade.
Espinafre
O espinafre contém folato (ácido fólico), uma potente vitamina antidepressiva natural. Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, o cérebro consome muita energia para funcionar e isso resulta na sobra de resíduos químicos oxidantes. É neste momento que alimentos como o espinafre começam a trabalhar para eliminar as substâncias em excesso.
Maçã
As maçãs são ricas em fibras de carboidratos, vitaminas A, B1, B2, B6, C, minerais, zinco, magnésio e selênio. Além de combater a ansiedade, relaxa.
Mel
O mel auxilia o organismo a produzir uma maior quantidade de serotonina, neurotransmissor que está intimamente ligado às mudanças de humor.
Jabuticaba
A fruta, que também é rica em carboidratos, fornecendo energia para o reânico físico, possui vitaminas do complexo B, que agem como antidepressivos. A jabuticaba também contém ferro (que combate a anemia) e vitamina C (que aumenta as defesas do organismo).
Chocolate
A nutricionista explica que o chocolate “é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e que melhora o humor, reduzindo a sensação de ansiedade”. São recomendados ceroca de 30 gramas de chocolate por dia, de preferência amargo, bem menos calórico e mais rico em flavonoides.
Versículos sobre ansiedade
Salmos 37:5
Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie nele, e ele o ajudará.
Salmos 23:4
Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.
Salmos 34:4
Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.
Provérbios 3:5-6
Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.
Provérbios 12:25
O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima.
Isaías 41:10
Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.
Mateus 6:27
Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?
Mateus 11:28-30
"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".
1 Pedro 5:7
Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês.
“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.” Filipenses 4: 6-7
A sociedade cada vez mais se desenvolve visando o bem estar e a comodidade do futuro, é crescente pessoas que trabalham visando especialmente o lado financeiro, e isso involuntariamente gera certa ansiedade. De crianças a adultos é notório a presença de preocupações, seja no âmbito escolar, familiar, sentimental, espiritual, e principalmente na área profissional.
Em vários trechos na Bíblia Sagrada Deus adverte seus filhos não ficarem apreensivo por qualquer que seja a situação, pois agindo dessa forma é declarar que a fé está abatida, e sem fé é impossível agradar a Deus. No livro de I Pedro, capítulo 5 e versículo 7 menciona: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” Não há porque ter dúvidas, pois as Escrituras é a própria voz de Deus e a maior verdade na qual o homem pode confiar.
Outra referência se encontra no Evangelho de Lucas, capítulo 12 e nos versículos 22 e 23 que diz: “A seguir, dirigiu-se Jesus a seus discípulos, dizendo: Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes.” Fica evidente que Deus não quer de forma alguma que seus filhos se preocupem com os aspectos que envolvam a vida terrena, mas tão somente deseja que se preocupem em ajuntar tesouros nos céus, pois lá será eterno.
Por fim, a ansiedade não levará a lugar algum, apenas deixará o sujeito receoso, resta a cada um seguir os conselhos contidos na Bíblia, porém é preciso lembrar que é necessário obedecer, para que viva tranquilo e tenha paz de espírito.
Bruna Trindade Pires
Ansiedades inúteis
Quando os homens saem para o seu labor diário, assim como quando se acham entregues à oração; quando repousam à noite, e quando se erguem de manhã; quando o rico se banqueteia em seu palácio, ou quando o pobre reúne seus filhos em torno da mesa escassa, sobre cada um o Pai celeste vigia com ternura. Nenhuma lágrima é vertida sem que Deus a note. Não há sorriso que Ele não perceba.
Compromete as forças vitais
Desgosto, ansiedade, descontentamento, remorso, culpa, descon- fiança, todos tendem a consumir as forças vitais, e a convidar a decadência e a morte. ... O ânimo, a esperança, a fé, a simpatia e o amor promovem a saúde e prolongam a vida. (A Ciência do Bom Viver, 241.)
Prejudica a circulação
A tristeza afeta a circulação nos vasos sanguíneos e nos nervos, e também retarda a ação do fígado. Obstrui o processo da digestão e da nutrição, e tem a tendência de ressecar a medula [substância interior] de todo o organismo. —( Carta 1, 1883.)
ELE PAGOU UM PREÇO MUITO CARO POR VOCÊ
Assinar:
Postar comentários
0 comentários:
Postar um comentário