Africa Urgente

As 7 Igrejas



As sete igrejas descritas em Apocalipse 2-3 são sete igrejas literais no momento em que João, o apóstolo, estava escrevendo Apocalipse. Embora fossem igrejas literais naquele tempo, há também um significado espiritual para as igrejas e os crentes de hoje. O primeiro objetivo das cartas era de se comunicar com as igrejas literais e satisfazer as suas necessidades naquele momento. O segundo propósito era de revelar sete tipos diferentes de igrejas ao longo da história e instruí-los na verdade de Deus.
As 7 igrejas são essas:

Éfeso (Apocalipse 2:1-7) - a igreja que havia abandonado o seu primeiro amor
Esmirna (Apocalipse 2:8-11) - a igreja que sofreria perseguição
Pérgamo (Apocalipse 2:12-17) - a igreja que precisava se arrepender
Tiatira (Apocalipse 2:18-29) - a igreja que tinha uma falsa profetisa
Sardes (Apocalipse 3:1-6) - a igreja que tinha adormecido
Filadélfia (Apocalipse 3:7-13) - a igreja que tinha sofrido pacientemente
Laodiceia (Apocalipse 3:14-22) - a igreja com a fé morna



Eféso

A primeira delas, precisava se arrepender, pois havia perdido o primeiro amor. Esse primeiro amor é um amor ardente. É este amor que Deus deseja. Amar a Deus não é fácil. Precisamos aprender a amar a Deus. Ele nos ensina a amá-lo. Só quem o ama pode alimentar-se da árvore da vida. Por isso é necessário ganharmos a experiência da segunda igreja, Esmirna

Esmirna

Provação. Quando estamos em sofrimento, daí é que nós nos voltamos ao Senhor, valorizamos as reuniões, os grupos familiares, e até pedindo a oração dos irmãos, mas quando o sofrimento passa a nossa tendência é nos afastarmos de Deus e nos unirmos ao mundo.

Pérgamo

(Casamento com o mundo) e o resultado disso é nos tornarmos idólatras (Tiatira).

Tiatira

Igreja de grandes obras, serviço, mas idolatra uma mulher (Jezabel), que engana ao filhos de Deus para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.

Sardes

Porém Deus não desiste pois tem um propósito: ter uma expressão de Seu Reino na terra, e por meio de Sua luz separa aqueles que receberam a verdade e dá início então à Sua Restauração. Mas por essas verdades não serem praticadas, cessou-se então a obra de restauração e deu-se início as divisões, e a divisão não é uma obra do Espírito. A obra do Espírito consiste na unidade do Corpo de Cristo que está relacionada à Igreja em Filadélfia.

Filadélfia

(Amor de uns para com os outros). Filadélfia não tem como sustentação o ensinamento de homens. O que dá sustentação à igreja é o Nome e a Palavra. É o que precisamos conservar para que ninguém tome a nossa coroa, essa Igreja tem pouca força mas possue uma porta aberta que ninguém pode fechar. Filadélfia era uma Igreja fiél que guardava a palavra de Cristo e não negava.

Laodicéia

Por fim temos uma advertência: se perdermos a simplicidade com relação ao Nome e à Palavra, poderemos cair na condição de Laodicéia, que se achava rica e abastada, pois o Senhor precisa bater para entrar novamente, por está com a porta fechada.

0 comentários: